Pàgina d'inici » PROYECTO CYTED » Avaliar a qualidade de uma intervenção formativa através do nível de satisfação dos formandos

Avaliar a qualidade de uma intervenção formativa através do nível de satisfação dos formandos

Quando falamos em formação quer seja presencial ou a distância, avaliar torna-se um conceito de extrema importância. Avaliar é identificar, obter e proporcionar informação útil, com o objectivo de servir de guia para a tomada de decisões e solução de problemas (Stufflebeam, 1993).
Em educação a distância existem duas perspectivas de avaliação, sendo que a primeira está directamente relacionada com a verificação e acompanhamento da aprendizagem dos formandos, averiguando se estes atingiram os objectivos de aprendizagem, e a segunda com a análise da qualidade dos sistemas de ensino a distância, dando oportunidade de introduzir melhorias nesse mesmo sistema. A avaliação das aprendizagens dos formandos tem a ver com a verificação e controlo das aprendizagens, enquanto que a avaliação da qualidade dos sistemas permite analisar os pontos críticos do sistema e verficar se este está bem concebido, organizado e se reúne as condições adequadas ao bom funcionamento da formação. 
Ambas as perspectivas estão interligadas, já que as aprendizagens dificilmente se realizarão se o sistema não estiver bem organizado e concebido. Deste modo, as razões do sucesso e do insucesso das iniciativas formativas podem e devem ser medidas.
O Projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra (UC_D) desenvolveu um estudo, incidindo na reação dos participantes dos cursos Violência e Gestão de Conflitos na Escola e Gestão de Conflitos na Escola (entre 2010 e 2012, envolvendo 337 professores dos ensinos básico e secundário).Com este estudo pretendeu-se avaliar especificamente a sua satisfação relativamente ao processo formativo, constituindo-se como um importante indicador de qualidade no desenvolvimento de acções de melhoria e recomendações para acções futuras, com vista à melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Projeto.
 
 
 
Ensino a Distância da Universidade de Coimbra (2011/2012). Relatórios de Avaliação interna submetidos ao Ministério da Educação Português. Documentos não publicados.
Anuncis

1 comentari

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s

%d bloggers like this: