Pàgina d'inici » PROYECTO CYTED » NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO – RESULTADOS DE UM ESTUDO.

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO – RESULTADOS DE UM ESTUDO.

Um estudo levado a cabo em 5 universidades espanholas aponta necessidades de formação de professores universitários no âmbito das seguintes competências:

1. Planificação da docência

2. Estratégias de ensino

3. Avaliação (do processo de ensino-aprendizagem)

4. Tutoria

5. Gestão

6. Formação contínua.

 

Os resultados obtidos indicam-nos que os professores universitários sentem maiores necessidades de formação em competências que têm a ver com o uso de metodologias promotoras da aprendizagem autónoma dos alunos, monitorização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, e competências de orientação pessoal e profissional dos alunos. Por outro lado, os docentes universitários denotam também preocupação e abertura à aprendizagem permanente e formação contínua, por forma a que possam adaptar-se às novas exigências que vão sendo colocadas ao ensino universitário (novos públicos, novas metodologias de ensino, novas tecnologias…).

A abertura e colaboração entre docentes (disciplinar e interdisciplinar), foi também apontada como competência fundamental, evocando necessidades de formação no âmbito da gestão e trabalho em equipa.

Os professores implicados neste estudo apontam menores necessidades de formação em competências que tradicionalmente têm sido associadas à função do docente universitário – domínio, seleção e transmissão de conteúdos, e avaliação da aquisição dos conteúdos pelos alunos.

 

Em síntese, tal como noutros estudos já realizados, também esta investigação nos mostra que os professores universitários valorizam necessidades de formação em competências pedagógicas relacionadas com o seu perfil de competências docente, colocando em segundo plano as competências associadas à sua área científica.

Dados importantes para propormos e planificarmos formação para o docente do ensino superior.

 

Sugerimos uma leitura atenta do artigo completo NECESIDADES DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO UNIVERSITARIO PARA LA ADAPTACIÓN DE SU DOCENCIA AL ESPACIO EUROPEO DE EDUCACIÓN SUPERIOR (EEES) em

http://www.uv.es/RELIEVE/v17n1/RELIEVEv17n1_1.pdf

 

Advertisements

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s

%d bloggers like this: