Pàgina d'inici » PROYECTO CYTED » WHAT TEACHERS REALLY NEED TO KNOW ABOUT FORMATIVE ASSESSMENT, LAURA GREENSTEIN

WHAT TEACHERS REALLY NEED TO KNOW ABOUT FORMATIVE ASSESSMENT, LAURA GREENSTEIN

Um livro de 2010 sobre avaliação formativa escrito por Laura Greenstein, professora com 35 anos de experiência e especialista em desenvolvimento profissional de professores tendo também lecionado na Universidade de Connecticut e na  Universidade de New Haven. 

 

Imatge

A Autora oferece uma ‘viagem’ em torno dos principais tópicos da avaliação formativa sendo que o capitulo 1 nos dá um enquadramento geral sobre os fundamentos da avaliação formativa, isto é, a sua história. linguagem básica, princípios fundametais e práticas usuais.  O capítulo dois apresenta e sintetiza as questões fundamentais subjacentes à problemática da avaliação formativa num formato de perguntas-e-respostas. O capitulo 3 “Formative assessment prior to instruction”  analisa a aplicação de estratégias de avaliação formativa antes do inicio da atividade docente consioderando o seu papel na orientação da mesma. O capitulo quatro centra-se na utilização da avaliação formativa durante o processo instrutivo enquanto que o capitulo seguinte situa esta problemática depois da formação.  O capitulo 6 analisa os contributos da avaliação formativa no aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. Finalmente o capitulo sete faz o balanço da aplicação destes princípios em práticas formativas de grandes dimensões.

Trata-se assim de um livro importante para quem procura compreender e fundamentar práticas de avaliação formativa

 

Referências:

http://www.ascd.org/publications/books/110017/chapters/The-Fundamentals-of-Formative-Assessment.aspx

 

Anuncis

1 comentari

  1. Martin Aiello ha dit:

    Interesante trabajo! Solo en una mirada rápida me surgió ciertas dudas la siguiente afirmación: “Fomative Assessment emphasizes learning outcomes”…es verdad que se debe ser claro con que tienen que aprender los estudiantes pero el énfasis en los resultados de aprendizaje en el periodo especifico de un curso, no iria en contra de otra de las afirmaciones relacionadas con “Consider each student’s learning needs and styles and adapt instruction accordingly”?

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s

%d bloggers like this: